Menu
Escolher corretamente a empresa de segurança passa pelo exame minucioso de diversos itens. Afinal de contas, com segurança não se brinca. Veja algumas dicas.
Cuidar da segurança do patrimônio é uma das tarefas mais urgentes de todos os síndicos e gestores de empreendimentos, considerando que a sensação de estar seguro é um dos principais motivos que levam cada vez mais pessoas a buscarem esse tipo de moradia, a trazer mais qualidade de vida para os moradores.
Por isso, é muito comum que condomínios e empresas invistam pesado nessa área, principalmente terceirizando serviços. E a contratação de uma empresa de segurança implica o investimento constante na proteção da vida e do patrimônio do morador.
Com tamanha responsabilidade que esse tema suscita, o síndico ou o administrador só deve delegar tal tarefa para empresas de vigilância e segurança qualificadas, que saibam agir nas mais diversas situações.
Diante de tal responsabilidade é importante ressaltarmos os aspectos legais para execução de tais atividades, cabendo também a empresa de segurança a orientação a seus clientes ou mesmo os que ainda não são, sobre as normativas regulamentadoras para prestação dos serviços propostos.
1. Todo serviço que envolve TÉCNICOS ligados à área eletroeletrônica devem ser prestados por profissionais habilitados junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura ou CRT – Conselho Regional de Técnicos, não contrate empresas ou profissionais antes de verificar sua autorização de funcionamento junto ao órgão.
2. Quando for escolher a empresa que irá prestar os serviços para você, garanta que ela tenha boas referências no atendimento de clientes do mesmo ramo que sua empresa ou condomínio atuam.
3. Busque possíveis processos em aberto contra a empresa que está contratando junto aos poderes judiciários, caso queira informações mais rápidas busque as CNDs – Certidão Negativa de Débitos pela internet, abaixo alguns links que poderão ser utilizados para consultar essas empresas, comprovando sua REGULARIDADE FISCAL e TRIBUTÁRIA, se uma empresa não honra suas obrigações Tributarias e Fiscais, como será que ela honra os compromissos com seus clientes?
- CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS COM A FAZENDA FEDERAL - http://idg.receita.fazenda.gov.br/.../certidoes-e...
- CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS COM A FAZENDA MUNICIPAL - http://www.cascavel.pr.gov.br/certidoes.php
- CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS COM A FAZENDA ESTADUAL - http://www.cdw.fazenda.pr.gov.br/.../certidaoAutomatica
- CERTIDÃO DE REGULARIDADE COM O FGTS - https://www.sifge.caixa.gov.br/.../FgeCfSCriteriosPesquis...
- CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS - http://www.tst.jus.br/certidao
4. Em caso de contratação de serviços de segurança eletrônica, leve sempre em consideração o NUMERO DE CLIENTES que essa empresa atende, em empresas que possuem um grande numero de clientes monitorados você será apenas mais um numero e não uma prioridade.
5. Nos serviços de segurança eletrônica, garanta que seu atendimento será realizado, empresas sérias possuem um controle sobre todos os atendimentos realizados através sistema de RASTREAMENTO VEICULAR e APLICATIVO e PLATAFORMAS DE GERENCIAMENTO que impede o fechamento de ocorrências como, disparo de alarme, sem que o funcionário esteja no local do disparo, ou ainda permita o controle desde a chegada do visitante ao condomínio, até sua saída, com relatórios de ligações, contendo áudio e imagem dos atendimentos.
6. O que acontece em CADA SITUAÇÃO envolvendo os eventos gerados pelo sistema deve ser MAPEADO, antes de contratar uma empresa verifique se os PROCEDIMENTOS DE ATENDIMENTO são detalhados através FLUXOGRAMA e se esses procedimentos fazem parte do contrato de prestação de serviço dessa empresa, se a empresa não tem esse procedimento, qual a garantia de que ele será cumprido?
7. QUAL O TEMPO DE ATENDIMENTO: Caso a empresa não te ofereça uma resposta CONCRETA verifique se o tempo de atendimento está previsto em contrato, uma empresa séria deve prever qual o tempo máximo para execução do serviço objeto de contrato.
8. CONTRATE TRANSPARÊNCIA: COMO? e QUANDO? Posso ver o relatório dos eventos de meu sistema? Tenho acesso as informações de atendimento? Gravações? Relatórios? Posso reclamar como? O sindico vai poder fiscalizar os serviços? São perguntas chaves para a definição da empresa a ser contratada, se a resposta não for COMO QUISER! e QUANDO QUISER!, essa empresa não está te dando condições de acompanhar em TEMPO REAL o serviço que presta, na segurança INFORMAÇÃO é a ferramenta mais importante na tomada de decisão.
9. Empresas que apresentam ORÇAMENTO COM PRODUTOS DE SEGUNDA LINHA que não são nacionais devem ser consultadas com mais rigor, produtos de origem estrangeira apresentam grande dificuldade para MANUTENÇÃO e ou substituição de peças, sem falar em mão de obra especializada.
10. Você conhece a empresa que irá cuidar da segurança de seu patrimônio? Antes de assinar o contrato visite as instalações dessa empresa, verifique como funciona a sua CENTRAL DE MONITORAMENTO e quais as condições essa empresa apresenta para atender as suas necessidades, toda empresa que se preze deve possuir os seguintes itens em sua estrutura física;
a. Gerador de Energia Independente, permitindo continuidade na prestação de serviço em caso de queda de energia;
b. Sistema de Comunicação Independente, empresas que dependem de internet para sua comunicação estão fadadas a falhas em decorrência de problemas causados por terceiros (provedores de internet)
c. Central de Monitoramento com Equipe 24hs, muitas empresas dizem prestar serviços de monitoramento 24hs contudo não respeita a legislação trabalhista, atribuindo uma pessoa para trabalhar por horas ininterruptas, causando queda na produtividade e atenção as operações, ou mesmo, delegam essa função ao operador de rua, tático móvel, que acaba por vezes realizando acumulando função.
d. Supervisão 24hs - Verifique se terá alguém de prontidão para em caso de problema diverso apoiar as ações de campo, como falha de comunicação, arrombamento ou tentativas e outras atividades que exijam apoio de um supervisor.
Todas essas dicas se englobam na eficiência do Grupo Vigivel. Venha fazer parte da família mais segura do Brasil. 💙 #GrupoVigivel
Desenvolvido por goutnix.com.br.